.

11/16/2012

Bebés e Crianças - Bons Hábitos Alimentares - Como Cozinhar cada Alimento



"Um pai pode negligenciar seu filho, irmãos e irmãs podem se tornar inimigos inveterados; maridos podem abandonar suas esposas, e esposas os seus maridos. Mas o amor de uma mãe resiste a tudo." Washington Irving

Bons hábitos alimentares devem começar cedo. Assim a alimentação deve ser bem confecionada e diversificada de cores e sabores.

Cada vez os pais andam mais ocupados. Falta tempo para fazer refeições saudáveis e rápidas para os filhos. Congelar alimentos em pequenas doses, é uma excelente maneira de fazer isso.

Depois de preparada, a comida deve arrefecer e ir ao congelador. Deve ser usada no prazo de dois meses, dependendo do que se está a congelar.

Rotular cada embalagem também é uma boa dica.

Até fazer 1 ano, a comida do bebé não deve ter qualquer sal e ter apenas um alimento. Como solução temos as especiarias e ervas para dar sabor aos alimentos.

Antes de aquecer a comida no micro-ondas, devemos deixar descongelar completamente. O sabor melhora substancialmente. Antes de alimentar a criança, deixar a comida arrefecer bem.

Cozinhar Frutas e Vegetais

Cozer ou assar são os melhores métodos e os mais saudáveis também. Batata Branca ou Batata Doce, Cenouras, Peras e Pêssegos são excelentes quando cozidos.

Cozinhar fruta para os bebés até 8 meses é altamente recomendado, exceto Bananas e Abacate.

Cozinhar Carne

Cozer é a melhor forma para os nutrientes ficarem retidos.

A melhor solução é juntar à carne todos os alimentos que se querem cozinhar, como cenoura e cebola e fazer um puré. A água da cozedura deve ser triturada junta, para não se perderem os nutrientes que entretanto passaram para aí.

A utilização do micro-ondas deve ser o último recurso, visto perderem-se mais nutrientes que cozendo ou assando os alimentos.

Métodos de Confeção dos Alimentos

  • Cozinhar a Vapor – É a forma de se perderem menos nutrientes.
  • Fervura – A desvantagem é a perda de nutrientes para a água. A solução é usar apenas a água indispensável e reutilizar essa água para fazer um puré.
  • Cozer ou Assar – A perda de nutrientes é mínima, pois os alimentos são cozinhados num ambiente seco.
  • Micro-ondas – Os alimentos são cozinhados em pequenas quantidades, o que leva a grande perda de nutrientes.
  • Cozinhar a Pressão – Há uma pequena perda de nutrientes, pois é utilizada pouca água.
  • Fritar – Este método só deve ser utilizado quando estritamente necessário. Fritar a altas temperaturas pode produzir produtos químicos tóxicos.
  • Grelhar – Se o alimento for queimado com carvão, pode causar efeitos cancerígenos. Este método deve ser evitado quando se está a cozinhar para crianças.
Nota: Quanto mais alta for a temperatura e mais água for utilizada para a confeção dos alimentos, maior será a perda de nutrientes.
A consulta do pediatra é indispensável quando se introduzem alimentos sólidos na alimentação do bebé.

Uma boa maneira de poupar tempo e dinheiro, é cozinhar para o bebé algo que dê para ele e para os adultos, ou seja, cozinhar para o bebe, retirar a parte dele e de seguida acrescentar especiarias e outros condimentos no resto da refeição para dar gosto para os adultos.

Cozinhar em casa para o bebé, sem nos limitarmos aos produtos já prontos do supermercado, faz com que poupemos muito dinheiro e, principalmente, que eles se alimentem melhor, pois os alimentos são feitos sem conservantes ou temperos. Além disso, sabemos sempre o que contém cada alimento, sem preocupações de sal ou açúcar. Os purés caseiros são o melhor alimento para os bebés.

Categorias:

0 comments:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.


 
.